Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Projeto Democracia Ativa do TCE-MT mobiliza vereadores de 32 cidades da região Araguaia




COMPARTILHE

Realizado em Barra do Garças, a 540 km de Cuiabá, na última quinta-feira (7), o projeto Democracia Ativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), voltado a vereadores de 32 cidades, teve por objetivo fortalecer a atuação da gestão pública, melhorando as decisões relacionadas às políticas públicas que atendam a sociedade. A capacitação faz parte do Conexão TCE 22.

À frente da oficina e da supervisão do Conexão TCE 22, o conselheiro Antonio Joaquim avaliou que esta é uma oportunidade para que os parlamentares contribuam de forma mais efetiva com seus municípios. Destacou ainda o número significativo de participantes e adiantou que a ação será estendida a todo o estado.

“O vereador tem o dever de participar do dia-a-dia da cidade, de fiscalizar o Poder Executivo e de ajudar o TCE a fazer a fiscalização. Além disso, tem a responsabilidade de decidir sobre as políticas públicas que são aprovadas no orçamento. Então estamos conclamando os vereadores para essa parceria com o Tribunal, sem vergonha e medo”, disse o conselheiro. 

Para o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Bruno Rios, este tipo de ação representa a possibilidade de exercício pleno da função de parlamentar.  “Precisamos dessa união, de estender a mão para os vereadores, que são a maior classe política do estado”, declarou.

No exercício de seu primeiro mandato, a presidente da Câmara Municipal de Alto Araguaia, Mariana Souza, destacou a qualidade das informações compartilhadas. “Nós temos que nos qualificar cada vez mais porque as leis estão mudando diariamente. Então, esta é uma ferramenta para que os profissionais do Poder Executivo levem conhecimento para seus municípios.”

No mesmo sentido, falou o presidente da Câmara Municipal de Querência, Telmo Brito. “É através dessas conexões que conseguimos, de fato, aprender aquilo que é necessário para aplicarmos  dentro do mandato. Nós somos servidores do cidadão. Eles são os nossos patrões e nós não estamos aqui fazendo um favor, é nosso dever aplicar bem o recurso público”, pontuou.

Prefeitos, vereadores e servidores dos poderes executivo e legislativo de 32 cidades da região Araguaia lotaram a abertura do Conexão TCE 22. O evento, levou capacitação a 567 participantes, que voltam aos seus municípios preparados para colocar em prática uma série de orientações que vão elevar a qualidade da administração pública no estado.


Autor:AMZ Noticias com Thiago Bergamasco


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias