Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Funai incentiva produção de arroz em Terra Indígena da etnia Xavante de Alto Boa Vista




COMPARTILHE

Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a comunidade Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé colheu aproximadamente 20 toneladas de arroz durante os meses de abril e maio. A produção será distribuída para cerca de 216 famílias indígenas que vivem na região, localizada próxima ao município de Alto Boa Vista, região nordeste do Mato Grosso.

A Funai, por meio de sua Coordenação Regional (CR) em Ribeirão Cascalheira (MT), apoiou o cultivo da lavoura de arroz ao fornecer insumos agrícolas e ao acompanhar as etapas do preparo do solo e a própria colheita da safra. Segundo a coordenadora substituta da CR Ribeirão Cascalheira, Munique Mendes, a colheita mecanizada de dez hectares de arroz contou com a participação da comunidade Xavante.

“Toda a produção do arroz será destinada à alimentação das famílias indígenas”, explica a coordenadora da Funai. “Portanto, essa safra é uma contribuição muito importante para fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população indígena local no contexto pós-pandemia”, pontua Munique Mendes.

Incentivo da Funai -  Durante o início da safra de arroz no mês de fevereiro deste ano, a CR Ribeirão Cascalheira havia fornecido o calcário para a correção do solo na produção da Terra Indígena Pimentel Barbosa, também no Mato Grosso. A Prefeitura de Canarana (MT) apoiou a iniciativa com o empréstimo de uma semeadeira/adubadeira para o plantio mecanizado de 45 hectares de arroz naquela Terra Indígena. A previsão é de que sejam colhidas 86,6 toneladas do alimento, beneficiando cerca de 1,7 mil indígenas da etnia Xavante.

Em abril, a Funai promoveu a visita de produtores da etnia Kayapó, do estado do Pará, a lavouras de diversas culturas das etnias Xavante, Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, no Mato Grosso. Na ocasião, os indígenas Kayapó conheceram o trabalho da Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), da etnia Xavante. O objetivo foi incentivar o intercâmbio entre os indígenas e permitir o conhecimento da agricultura de referência desenvolvida pelas comunidades indígenas do Centro-Oeste.


Autor:Redação AMZ Noticias


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias