Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Prefeitura será parceira de campeonato paradesportivo de Jiu Jitsu em Barra do Garças




COMPARTILHE

Sendo referência na modalidade de Jiu-jitsu paradesportivo, Barra do Garças sediará etapa do campeonato internacional Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP Tour), em maio de 2022. O projeto tem sido desenvolvido através da Associação Mato-grossense de Jiu Jitsu Paradesportivo e Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesportivo com o apoio da Prefeitura de Barra do Garças.

O evento é uma oportunidade para o município se destacar no cenário nacional e internacional, e ser reconhecido como pioneiro na modalidade com uma das primeiras equipes paradesportivas organizadas de Jiu-Jitsu do país.

Sob o comando dos professores Elcirley Luz e Pedro Franco, representantes da Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesportivo e Associação Mato-grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo a equipe da Academia Gracie Barra, conta com 30 paratletas, com deficiências físicas ou cognitivas, competindo em diversos eventos ao redor do mundo.

A história do Jiu-jitsu paradesportivo em Barra do Garças, tem seu início com o professor Elciley, que após sofrer um acidente de trânsito e ter que amputar uma das pernas encontrou no esporte uma âncora para readaptação.

Em 2017, Elcirley Luz criou a Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesportivo e através da academia Gracie Barra começou a dar os primeiros passos rumo a modalidade paradesportiva de Jiu-Jitsu e em menos de 4 anos, seus atletas conquistaram diversos prêmios ao redor do mundo, chamando a atenção dos idealizadores da AJP Tour, no Emirados Árabes.

Elciley conta que sua primeira participação no campeonato em Abu Dhabi ocorreu em 2015, onde ele representou Barra do Garças competindo nas categorias convencionais e chamou a atenção de sheiks árabes, e em 2017 ele retornou mais uma vez competindo como paratleta pela primeira vez na história da AJP Tour.

“Em Abu Dhabi eles investem significativamente em campeonatos esportivos e eu como paratleta chamei a atenção de lideranças do Emirados Árabes e apresentei à eles o Jiu-Jitsu paradesportivo. Com esse contato, nós nos reunimos com os organizadores para que Barra do Garças fosse uma das sedes da competição, já que somos os pioneiros nesta modalidade”.

Os professores Elcirley Luz e Pedro Franco, apresentaram a proposta ao prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves,  que de imediato abraçou o projeto, visando transformar o município em um polo de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência (PcD) através do esporte.

“Eu e o professor Sivirino estivemos com o Elcirley e ele nos apresentou o Jiu-Jitsu paradesportivo, na época nós não tínhamos ideia de que a cidade era um destaque nesta modalidade com uma equipe campeã em diversos campeonatos. Por isso não podíamos deixar de apoiar este projeto, que além de visibilidade irá movimentar a economia do município atraindo turistas e centenas de competidores”.

O campeonato tem previsão de acontecer em maio de 2022, atraindo milhares de pessoas para assistir e participar da competição. Com isso é esperado que a economia local movimente milhões de reais, gerando emprego e renda para população.

Barra do Garças, com todo seu potencial turístico agora terá a oportunidade de entrar para o mapa dos campeonatos esportivos e se tornar destaque na inclusão de pessoas com deficiência (PcD), mostrando que o esporte pode ser uma força motriz que impulsiona jovens e adultos com deficiência a serem competidores de alta performance conquistando títulos ao redor do mundo.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias