Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Emater prepara Sistema de Acompanhamento Técnico para melhorar suporte ao setor produtivo paraense




COMPARTILHE

A Emater do Pará esta em fase final do lançamento do Sistema de Acompanhamento de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado, o 'Sisater' está em fase de testes e a expectativa é de que seja lançado oficialmente pela Emater já no início de setembro deste ano.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o Sisater trará maior agilidade para a coleta, registro e tabulação de informações da prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizada pela empresa pública em todo o Estado.

A intenção é que ferramenta atenda tanto o técnico extensionista, que desenvolve as atividades de campo, quanto à gestão da empresa, que terá em mãos informações seguras e de modo ágil para o planejamento das políticas públicas para o setor.

"O técnico vai ter mais facilidade para registrar sua rotina de trabalho e teremos o cadastro de todos os nossos beneficiados e suas unidades de produção, atendendo dois públicos que se inter-relacionam no seu dia a dia. O sistema vai contar com um painel de informações que permitirá que os diversos setores da empresa visualizem as informações auxiliando a tomada de decisões, desde o ponto de vista administrativo até a elaboração de políticas públicas", detalha o sociólogo, Jorge Augusto Macedo, responsável pelo Núcleo de Estudos e Avaliação da Emater, um dos setores envolvidos com a implementação do Sisater.

Segundo a Emater, o Sisater terá uma base de dados consolidada e ampla sobre o trabalho que a Emater desenvolve nos 144 municípios do Pará, possibilitando o acesso a informações por municípios, por meio de cada escritório local; por regional, que são os escritórios que englobam vários escritórios locais; e de todo o Estado.

"O painel de operações vai ter gráficos de informações diretas sobre a nossa força de trabalho, quantos beneficiários, quantas unidade de produção, quantos créditos contratados, enfim um conjunto de informações com gráficos e tabelas, que permitem uma visão geral ou fragmentada. No cadastro de beneficiários, por exemplo, vamos ter um perfil deles, as cadeias produtivas que trabalham e os derivados que produzem dessa cadeia", acrescenta o sociólogo.

O sistema também contará com um módulo para planejamento das ações anuais dos subprojetos do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). A expectativa é de que em 2022, o planejamento das ações do programa seja construído dentro do sistema, disponibilizando desde as metodologias utilizadas, o tipo de atendimento e os impactos dessas ações para a produção.

Outro módulo será a programação mensal do escritório local, que envolve, além das atividades diretas ao beneficiários, as atividades de articulação para se alcançar a prestação do serviço, como reuniões e capacitações. O Sistema vai ter versões web, que pode ser acessada do computador, e uma versão mobile para ser acessada de celular ou tablete, que terá também disponibilidade de ser alimentada em áreas sem internet.

Atualmente essas informações obtidas no trabalho de campo são anotadas em papel na Ficha de Acompanhamento de Ater, a Fater, um formulário em meio físico, para só depois serem preenchidas em formulários e mês a mês serem encaminhadas para o Regional.

A engenheira de pesca, Micheli Dias, integra o Núcleo de Supervisão Estadual I da Emater, setor também responsável pela execução do sistema e onde os dados obtidos serão reunidos e analisados. Ela ressalta que servidores dos escritórios regionais da empresa estão fazendo testes no sistema para detectar possíveis problemas e dar sua contribuição.

"Esses testes têm o objetivo de familiarizar os servidores com as ferramentas do sistema, possibilitando que identifiquem dificuldades na utilização para que sejam imediatamente corrigidos. Até o final desse período, os servidores ainda podem sugerir melhorias na construção do sistema", explica a engenheira, Micheli Dias.

Nas últimas semanas já foram realizadas videoconferências com grupos de regionais onde foi apresentado o Sisater, feitas orientações para a inserção dos dados, apresentação de modelos de relatórios para envio, identificação de possíveis problemas encontrados e feitos os encaminhamentos para a correção e novos testes. Os regionais também já estão replicando por meio de reuniões online as informações para os escritórios locais em cada um dos 12 escritórios regionais distribuidos entre as regiões do Estado.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias