Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Prefeitura de Gurupi implanta projeto modelo de Aquaponia em Escola do Trevo da Praia




COMPARTILHE

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação  implantou oficialmente no ultimo dia 24 de dezembro de 2020, o Projeto de Aquaponia “Aquaescola”, na Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira, no povoado Trevo da Praia. O projeto visa atender a comunidade escolar com alimentação saudável, por meio da produção de peixes integrada à produção de hortaliças e frutas.

Inicialmente o projeto entra em atividade com a criação de peixes, para tal foram soltas 300 tilápias, posteriormente a comunidade escolar irá realizar o plantio suspenso de hortaliças e a irrigação por gotejamento para as frutíferas, integrando e complementando o projeto.

O projeto é composto de tanque com capacidade para 28 mil litros de água e produção final de 1000 a 1500 kg de peixe a cada 06 meses, possui sistema automatizado e inteligente de bombas para regulação de vazão e oxigenação da água, tudo isso, interligado à Aquaponia com a produção de hortaliças de forma suspensa aproveitando os nutrientes da água e ao mesmo tempo purificando a mesma para retorno ao tanque principal. Existe ainda, a possibilidade futura de irrigação por gotejamento das frutíferas existentes na escola, aproveitando a água de descarte de limpeza do tanque.

Esse projeto foi elaborado pelo professor Osvaldo Neto, e encampado e implantado pela Secretaria Municipal de Educação, visto que, além de produzir alimentos, será uma sala de aula a céu aberto, para exploração de todos os professores e alunos da Unidade Escolar, que é uma Escola Campo, também, despertará na comunidade local o empreendedorismo.

O Diretor da escola, Genivaldo, diz estar muito feliz com a implantação de forma definitiva do projeto. “A comunidade escolar terá ali uma sala de aula possível de exploração em todas as disciplinas e esse projeto contribuirá muito com a escola e comunidade local”, disse Genivaldo.

O Professor Osvaldo Neto, que estudou, elaborou e acompanhou toda a execução e implantação do projeto, fala com otimismo da importância da iniciativa para a escola e comunidade local. “Como educador sempre fui curioso e disposto a buscar novas oportunidades de aprendizado, esse projeto, além de oportunizar a produção de alimentos saudáveis para os alunos, também é uma sala de aula a céu aberto, podendo ser explorado por todos os professores, alunos e comunidade em geral, por isso, me coloquei à disposição para prestar toda a assessoria necessária”, disse.

O Secretário de Educação Eurípedes Fernandes, disse não ter dúvida que se a comunidade escolar e local explorarem de forma correta, esse projeto vai contribuir muito com a escola e a comunidade, sobretudo, na exploração para ministrar aulas mais dinâmicas e que despertem o interesse dos alunos, mas, também para despertar na comunidade outras possibilidades de renda.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias