Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Dados mostram que redução de gastos com inovação afeta investimento em saúde no Brasil




COMPARTILHE

As consequências da pandemia provocada pelo avanço do novo coronavírus no Brasil externaram a precariedade de alguns setores, principalmente ligados à área da saúde. A atual crise deixou claro, por exemplo, que a falta de investimentos em inovação repercute na maior fragilidade tecnológica do Complexo Industrial da Saúde (CIS). É o que revela um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base na Pintec 2017.

Um dos autores do estudo, o pesquisador Rafael Leão afirma que o setor de equipamentos médicos é o que mais causa preocupação, já que fornece produtos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém indicadores insuficientes de gasto em pesquisa e desenvolvimento desde 2011. “A queda dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde representa um risco para a saúde da população brasileira”, avalia.

“O Brasil, hoje, depende de insumos hospitalares, médicos e farmacêuticos importados. Em situações de crise aguda como a que temos agora, nós somos pegos de ‘calças curtas’, porque você não consegue acessar o mercado internacional, já que houve um desabastecimento global. Quando você se volta para a produção interna e percebe que não há respostas tecnologicamente adequadas, assim você tem um cenário de acirramento da crise sanitária”, opina Leão.

O professor de finanças do IBMEC, George Sales, acredita que, de maneira geral, o Brasil investe pouco em inovação e pesquisa. Na avaliação dele, essa carência afeta de forma direta o desenvolvimento da saúde do país, além de interferir em projetos econômicos.

“No caso de uma situação crítica como a que vivemos hoje, de uma pandemia, ter uma indústria nacional no setor de saúde ajudaria bastante. A gente fica dependendo de importação e concorremos com outros países na formação de uma fila para ser atendido, com gastos mais elevados. Em momentos de crise, mostra-se que o que deixamos de investir, pagamos agora”, opina professor. 

De acordo com o levantamento divulgado pelo Ipea, o total de investimentos deste segmento em inovação registrou uma queda de 10,6% das receitas líquidas em 2011 para 1,9% em 2017. Na indústria de materiais médicos, passou de 0,7% em 2008 para 1,7% em 2014, declinando para 1% em 2017. Já na indústria farmacêutica, houve redução de 4,9% em 2008 para 3,5% em 2017.

Rafael Leão chama a atenção, no entanto, para a elevação consistente de gastos em pesquisa e desenvolvimento em proporção às inversões totais em atividades inovadoras. Na prática, segundo o pesquisador, isso significa que há uma tendência de alteração do padrão brasileiro, em relação ao que já fazem países desenvolvidos como Alemanha, França, Espanha e Itália.

“O gasto em pesquisa e desenvolvimento é uma fração do gasto total com inovação. Dessa forma, podemos dizer que a parte mais nobre do gasto em inovação aumentou na indústria farmacêutica e alcançou, na última pesquisa, o patamar de alguns países europeus, em torno de 70%”, explica Leão.  Ainda segundo o balanço, os investimentos em inovação no conjunto do Complexo Industrial da Saúde registraram diminuição de forma contínua desde 2011, quando passou de 4,6% das receitas líquidas para 3,5% em 2017.


Autor:Marquezan Arajo com AgnciadoRadio


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias