Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Governador do Pará destaca proteção à floresta em aula inaugural dos novos fiscais da Semas




COMPARTILHE

Em isolamento domiciliar, Helder participou de casaNa manhã desta segunda-feira (13), o governador do Pará, Helder Barbalho, reafirmou o compromisso do Estado no combate aos crimes ambientais e a preservação da floresta em pé. A afirmativa foi feita durante a aula inaugural do curso de formação dos novos fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A participação de Helder Barbalho, que se encontra em isolamento domiciliar, foi por meio de uma videoconferência.

"Temos um desafio enorme de garantir com que o Estado não aceite o desmatamento ilegal, não permita que as queimadas e os focos de incêndio possam acontecer em território paraense. Não ficaremos assistindo a ilegalidade imperar. Vamos trabalhar para mostrar que quem trabalha corretamente tem do Estado todo o apoio e quem insistir na ilegalidade terá a força do Estado para reprimir na forma da lei" - governador Helder Barbalho.

Durante as boas vindas aos novos fiscais, Helder Barbalho reforçou a importância da atuação desses profissionais no combate ao desmatamento ilegal. "É um trabalho extremamente desafiador. Graças ao trabalho de vocês vamos garantir que este Estado possa salvar a floresta, que possa desenvolver gerando emprego e renda com sustentabilidade para os paraenses", afirma.

Mauro O'de Almeida, secretário de Meio Ambiente do Estado, e Evanilza Marinho, diretora da EGPA, participaram da cerimôniaO titular do órgão ambiental estadual, Mauro O'de Almeida, diretores da Semas e a diretora geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Evanilza Marinho, participaram da cerimônia de abertura na sede da Escola de Governança, que foi transmitida de forma online para os novos fiscais e ao público em geral.

"Esse número de servidores de uma vez só entrando na Semas é algo inédito na secretaria. A área de fiscalização nunca teve um reforço tão grande. Vocês serão os servidores de uma secretaria de meio ambiente cujo Estado faz parte da Amazônia, cujo o bioma é um dos mais importantes para o equilíbrio do planeta" - Mauro O'de Almeida, titular da Semas.

Brendo Alves, engenheiro ambiental e morador da cidade de Nova Timboteua, é um dos novos fiscaisO engenheiro ambiental e morador da cidade de Nova Timboteua, Brendo Alves, de 24 anos, é um deles. "Por duas vezes, eu realizei o Processo Seletivo da Semas, mas infelizmente não tive êxito. Agora, pela terceira, alcancei meu objetivo de não somente trabalhar, mas também contribuir diretamente para o desenvolvimento sustentável do Pará. Estou muito feliz", afirma.

Força Estadual - A partir de maio, os 75 novos fiscais, somados aos cerca de 10 que compõem o quadro atual de fiscalização da secretaria, vão atuar no combate aos crimes ambientais no Pará, dentro das ações da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, instituída em fevereiro deste ano, após decreto assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Coordenada pela Semas, a Força Estadual é um dos quatro pilares do "Amazônia Agora", macroestratégia criada para desenvolver iniciativas que reduzem as taxas de desmatamento ilegal no Pará. O Ideflor-Bio, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil integram a Força Estadual. Ainda este ano, a Semas deve abrir um novo concurso para complementar as 100 vagas disponibilizadas no último edital para o setor de fiscalização, que não foram totalmente preenchidas.


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


COMENTÁRIOS:
O AMZ Noticias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - AMZ NOTÍCIAS Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Amz Notícias